Eixo Formação
Eixo formação
O Eixo 2 busca desenvolver um programa de formação para profissionais de saúde de nível superior e gestores da APS de acordo com achados do eixo diagnóstico situacional. Espera-se que, por meio deste Programa de Formação, que vocês, gestores(as) e profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS) desenvolvam competências para aprimoramento da organização e qualificação do cuidado às pessoas com DCNT e a abordagem de seus fatores de risco.
Os objetivos específicos são:
1. Desenvolver um programa de formação para profissionais de saúde de nível superior e gestores da APS, considerando o diagnóstico situacional;
2. Implementar um programa de formação para profissionais de saúde de nível superior e gestores da APS;
3. Propor estratégias inovadoras e participativas de formação em serviço para profissionais de saúde e gestores da APS;
4. Subsidiar a tomada de decisão por profissionais de saúde e gestores da APS, para o cuidado integral de indivíduos e coletividades, por meio das ações de formação;
5. Desenvolver estratégia de formação dos profissionais de saúde e gestores da APS por meio de tecnologia digital.
Estrutura do Programa de formação:
O Programa de Formação foi estruturado em Seminários (presenciais) e Unidades de Aprendizagem (UA) (on-line), as quais conterão módulos com conteúdos específicos envolvendo os dois públicos previstos (profissionais da saúde de nível superior e gestores da APS). O período estimado do curso será de 5 a 6 meses. Ao final, os alunos receberão um certificado de Aperfeiçoamento, com carga horária de 180 horas para profissionais e 155 horas para gestores, pela Universidade Federal de Goiás.
Seminários Presenciais
Serão realizados três (3) seminários em momentos estratégicos da formação, todos organizados pela Coordenação Pedagógica do Programa de Formação, em parceria com os pólos dos municípios.
(i) Seminário Inicial (SI): O primeiro Seminário será realizado no início do Curso, com objetivo de aproximar os participantes, apresentar o Programa e parte da equipe envolvida e discutir sobre a proposta do Projeto de Intervenção.
(ii) Seminário de Avaliação (SA): O segundo Seminário será realizado na metade do cronograma do Curso e terá como objetivos acompanhar o desenvolvimento do Curso e avaliar o andamento do Projeto de Intervenção, o qual será descrito adiante.
(iii) Seminário Final (SF): Já o terceiro Seminário será realizado no final do Curso, ocasião do Encerramento e apresentação dos Projetos de Intervenção desenvolvidos pelos(as) cursistas.
Unidades de Aprendizagem
(à distância)
A oferta das Unidades de Aprendizagem (UA) do Programa de Formação será feita em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) por meio de Educação a Distância (EaD), na plataforma da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) que utiliza o Moodle, um software de Gerenciamento de Cursos Open Source. Serão 4 Unidades de Aprendizagem, as quais, por sua vez, se subdividem em 14 Módulos, para os (as) profissionais de saúde. Para os(as) gestores(as), serão duas Unidades de Aprendizagem, subdivididas em nove Módulos. No quadro abaixo, você poderá conhecer os Módulos, o conteúdo Programado em cada um, sua distribuição nas quatro Unidades de Aprendizagem (1, 2, 3 e 4) e sua respectiva carga horária para profissionais e gestores.
*Distribuição dos módulos nas Unidades de Aprendizagem e cargas horárias para profissionais de saúde e gestores.
Descrição | |||
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Apresentação das Unidades de Aprendizagem e Módulos | |||
Profissionais | Gestores | ||
Módulo de apresentação | 3h | 3h | |
Unidade 1 - Atenção Primária em Saúde (APS) como ordenadora do cuidado às pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) nos territórios | |||
Módulo 1 | Panorama epidemiológico das DCNT e políticas públicas de enfrentamento no Brasil | 7h | 7h |
Módulo 2 | APS como ordenadora do cuidado às pessoas com DCNT na Rede de Atenção à Saúde (RAS) | 15h | 15h |
Módulo 3 | Atributos da APS na assistência às pessoas com DCNT | 8h | 8h |
Unidade 2 - Organização do Processo de Trabalho às DCNT na APS | |||
Módulo 4 | Diagnóstico situacional dos territórios locais e regionais | 15h | 15h |
Módulo 5 | Vigilância, informação, avaliação e monitoramento | 8h | 8h |
Módulo 6 | Ferramentas de gestão do processo de trabalho na APS | 8h | 8h |
Módulo 7 | Trabalho em equipe interprofissional | 8h | 8h |
Unidade 3 - Cuidado integral às pessoas com DCNT | |||
Módulo 8 | Atenção Integral à saúde das pessoas com diabetes mellitus. | 18h | - |
Módulo 9 | Atenção Integral à saúde das pessoas com hipertensão arterial. | 20h | - |
Módulo 10 | Atenção Integral à saúde das pessoas com sobrepeso e obesidade. | 8h | - |
Módulo 11 | Abordagens para o enfrentamento do tabagismo na Atenção Primária à Saúde. | 4h | - |
Módulo 12 | Promoção da atividade física e Práticas Corporais na Atenção Primária à Saúde. | 4h | - |
Unidade 4 - Promoção à Saúde e Educação Permanente | |||
Módulo 13 | Promoção à Saúde e Educação em Saúde. | 8h | - |
Módulo 14 | Educação Permanente em Saúde. | 8h | - |
Módulo de encerramento | 2h | 2h |
Equipe envolvida no Programa de Formação
a) Organizadoras do Programa de Formação: responsáveis pela matriz curricular do Programa de Formação, distribuição de carga horária, revisão dos módulos temáticos, revisão das atividades, organização do Projeto de intervenção.
b) Coordenador Pedagógico do Programa de Formação: responsável por realizar a gestão de todos os aspectos relacionados à elaboração, desenvolvimento, execução e avaliação do processo formativo.
c) Docentes do Programa de Formação: profissionais especialistas nos módulos temáticos do Programa de Formação, ligados à linha de cuidado às DCNT. Os docentes desenvolveram o plano de ensino de aprendizagem, estruturam os módulos de aprendizagem, processos avaliativos, aulas e acompanhamento das atividades de ensino-aprendizagem em conjunto com os tutores. Sempre que necessário, o tutor fará a mediação dos cursistas com os docentes.
d) Tutores: os tutores farão a mediação dos conteúdos do Programa de Formação no AVA, bem como acompanhamento de todas as atividades avaliativas, aulas, em conjunto com os docentes e os participantes.
e) Estudantes de iniciação à extensão: responsáveis pelo levantamento de referências bibliográficas, acompanhamento do processo de formação, apoio à docente e tutores; apoio nas atividades presenciais.
f) Apoiador do Programa de Formação: profissional escolhido pelo município ou regional de saúde que esteja vinculado às atividades de educação permanente. Esses profissionais serão responsáveis por mediar as atividades, acompanhar participantes e ser a ligação direta com a coordenação do projeto.
g) Gestor do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): função de realizar a gestão de todos os aspectos relacionados àelaboração, desenvolvimento, execução e avaliação dos módulos, bem como apoiar os participantes no manejo do ambiente.
h) Secretário do Programa de Formação: responsável pelas matrículas no Programação, apoio ao coordenador, apoio ao gestor do AVA, monitoramento de frequências e participação.
Autores dos módulos
Unidade 1
MILARA BARP
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Goiás.
BRENDA LORRANA DE ALMEIDA GOMES
Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Goiás.
Roxana Isabel Cardozo Gonzalez
Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da UFG.
Lílian Moura de Lima Spagnolo
Enfermeira. Doutora em ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel.
Luciana Soares Nunes
Enfermeira. Pós graduação em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela UCPel. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Pelotas e no momento atuando como Tutora no Programa Planifica SUS
Jéssica Oliveira Tomberg
Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel.
NAYARA FIGUEIREDO VIEIRA
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/ UFG).
FERNANDA MOURA LANZA
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).
DIEGO DIAS DE ARAÚJO
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).
Unidade 2
Rafael Alves Guimarães
Enfermeiro. Professor da Faculdade de Enfermagem e orientador dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem da UFG (PPGENF/FEN/UFG) e Medicina Tropical e Saúde Pública da UFG (PPGMTSP/IPTSP/UFG).
Charlise Fortunato Pedroso
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP/IPTSP/UFG). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Goiânia Oeste.
Michele Dias da Silva Oliveira
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta da Faculdade de Enfermagem da UFG.
Ana Lúcia Alves Carneiro da Silva
Enfermeira. Mestre em ensino na saúde. Gerente de Planejamento e Projetos da Diretoria de Políticas Públicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Goiânia, Goiás.
CARLA CRISTINA DA CONCEIÇÃO FERREIRA
Nutricionista. Doutora em Ciências da Saúde. Nutricionista na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Goiânia.
LARISSA OLIVEIRA ROCHA VILEFORT
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Goiânia.
PATRÍCIA TAVARES DOS SANTOS
Enfermeira. Doutora em enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da UFG.
THAISA CRISTINA AFONSO
Enfermeira. Mestre em enfermagem, MBA Executivo em saúde, MBA Gestão da qualidade.
LETÍCIA RABELO DA SILVA
Administradora.Especialista em Gestão de Projetos pela USP ESALQ. Especialista em Inovação, Liderança e Gestão pela PUCRS.
BÁRBARA SOUZA ROCHA
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem.
LIDIA MORAES RIBEIRO JORDÃO
Cirurgiã-dentista, Mestre e Doutora em Odontologia, Professora Adjunta da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás.
Unidade 3
Isabela Silva Levindo de Siqueira
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Auxiliar I, Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Marlice Silva Marques
Nutricionista. Mestre em Ciências da Saúde. Analista em saúde, Secretaria Estadual de Saúde de Goiás.
Suelen Gomes Malaquias
Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da UFG.
Denise Pinheiro Marques Alves dos Santos
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás.
ANA LUIZA LIMA SOUSA
Enfermeira, Professora Titular – Faculdade de Enfermagem; Liga de Hipertensão Arterial da Universidade Federal de Goiás
FABRÍCIO GALDINO MAGALHÃES
Educador Físico, Mestrando Programa Ciências da Saúde FM-UFG; Liga de Hipertensão Arterial da Universidade Federal de Goiás
Weimar Kunz Sebba Barroso de Souza
Médico. Professor Adjunto Faculdade de Medicina; Liga de Hipertensão Arterial da Universidade Federal de Goiás
ANA PAULA DOS SANTOS RODRIGUES
Nutricionista. Doutora em Ciências da Saúde. Analista em Saúde, Secretaria de Estado de Saúde de Goiás.
MARLICE SILVA MARQUES
Nutricionista. Especialista em Nutrição Clínica. Nutricionista pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás.
Suzy Darlen Soares de Almeida
Nutricionista. Doutora em Ciências da Saúde. Analista em Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Comando de Saúde da Polícia Militar de Goiás.
Daniela Braga
Fonoaudióloga. Mestre em Ensino na Saúde. Gerente de Atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
Rosilene Marques de Souza Barcellos
Psicóloga. Mestre em Ensino na Saúde. Especialista em Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
Jackeline Sintra
Bacharel em Educação Física. Pós graduanda em Fisiologia do Exercício do Treinamento a Reabilitação. Funcionária efetiva da Secretaria Municipal de Educação e Esporte da Prefeitura de Goiânia-GO.
Tadeu João Ribeiro Batista
Educador físico. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor Associado Departamento de Educação Física na UFRN.
Unidade 4
Jacqueline Rodrigues de Lima
Enfermeira. Doutora em Saúde pública pela Faculdade de Medicina da Universidade de Montreal, Canadá. Professora adjunta na FEN/UFG. Docente colaboradora no Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde da UFG.
José Antônio Oliveira Alves
Enfermeiro. Formação complementar nas áreas de atenção básica, saúde do trabalhador e gestão de programas de Residência. Participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de promoção da saúde e educação permanente em saúde. Membro das Comissões de Integração Ensino-Serviço da Regional Centro-Sul e do Estado de Goiás.
Ana Lúcia Alves Carneiro da Silva
Enfermeira. Mestre em ensino na saúde. Gerente de Planejamento e Projetos da Diretoria de Políticas Públicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Goiânia, Goiás.
PATRÍCIA TAVARES DOS SANTOS
Enfermeira. Doutora em enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da UFG.
GABRIELA RODRIGUES ZINN
Enfermeira. Doutora em Fundamentos e Práticas de Gerenciamento em Enfermagem e em Saúde pela USP. Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP. Especialista em Educação Permanente em Saúde pela UFRGS e em Enfermagem Gerontológica pela USP.
UFG - Universidade Federal de Goiás
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