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Eixo Formação

Eixo formação

O Eixo 2 busca desenvolver um programa de formação para profissionais de saúde de nível superior e gestores da APS de acordo com achados do eixo diagnóstico situacional. Espera-se que, por meio deste Programa de Formação, que vocês, gestores(as) e profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS) desenvolvam competências para aprimoramento da organização e qualificação do cuidado às pessoas com DCNT e a abordagem de seus fatores de risco.


Os objetivos específicos são:

1. Desenvolver um programa de formação para profissionais de saúde de nível superior e gestores da APS, considerando o diagnóstico situacional;

2. Implementar um programa de formação para profissionais de saúde de nível superior e gestores da APS;

3. Propor estratégias inovadoras e participativas de formação em serviço para profissionais de saúde e gestores da APS;

4. Subsidiar a tomada de decisão por profissionais de saúde e gestores da APS, para o cuidado integral de indivíduos e coletividades, por meio das ações de formação;

5. Desenvolver estratégia de formação dos profissionais de saúde e gestores da APS por meio de tecnologia digital.


Estrutura do Programa de formação:

O Programa de Formação foi estruturado em Seminários (presenciais) e Unidades de Aprendizagem (UA) (on-line), as quais conterão módulos com conteúdos específicos envolvendo os dois públicos previstos (profissionais da saúde de nível superior e gestores da APS). O período estimado do curso será de 5 a 6 meses. Ao final, os alunos receberão um certificado de Aperfeiçoamento, com carga horária de 180 horas para profissionais e 155 horas para gestores, pela Universidade Federal de Goiás.


Seminários Presenciais

Serão realizados três (3) seminários em momentos estratégicos da formação, todos organizados pela Coordenação Pedagógica do Programa de Formação, em parceria com os pólos dos municípios.


(i) Seminário Inicial (SI): O primeiro Seminário será realizado no início do Curso, com objetivo de aproximar os participantes, apresentar o Programa e parte da equipe envolvida e discutir sobre a proposta do Projeto de Intervenção.


(ii) Seminário de Avaliação (SA): O segundo Seminário será realizado na metade do cronograma do Curso e terá como objetivos acompanhar o desenvolvimento do Curso e avaliar o andamento do Projeto de Intervenção, o qual será descrito adiante.


(iii) Seminário Final (SF): Já o terceiro Seminário será realizado no final do Curso, ocasião do Encerramento e apresentação dos Projetos de Intervenção desenvolvidos pelos(as) cursistas.


Unidades de Aprendizagem
(à distância)

A oferta das Unidades de Aprendizagem (UA) do Programa de Formação será feita em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) por meio de Educação a Distância (EaD), na plataforma da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) que utiliza o Moodle, um software de Gerenciamento de Cursos Open Source. Serão 4 Unidades de Aprendizagem, as quais, por sua vez, se subdividem em 14 Módulos, para os (as) profissionais de saúde. Para os(as) gestores(as), serão duas Unidades de Aprendizagem, subdivididas em nove Módulos. No quadro abaixo, você poderá conhecer os Módulos, o conteúdo Programado em cada um, sua distribuição nas quatro Unidades de Aprendizagem (1, 2, 3 e 4) e sua respectiva carga horária para profissionais e gestores.


*Distribuição dos módulos nas Unidades de Aprendizagem e cargas horárias para profissionais de saúde e gestores.

Descrição
Apresentação das Unidades de Aprendizagem e Módulos
  Profissionais Gestores
Módulo de apresentação 3h 3h
Unidade 1 - Atenção Primária em Saúde (APS) como ordenadora do cuidado às pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) nos territórios
Módulo 1 Panorama epidemiológico das DCNT e políticas públicas de enfrentamento no Brasil 7h 7h
Módulo 2 APS como ordenadora do cuidado às pessoas com DCNT na Rede de Atenção à Saúde (RAS) 15h 15h
Módulo 3 Atributos da APS na assistência às pessoas com DCNT 8h 8h
Unidade 2 - Organização do Processo de Trabalho às DCNT na APS
Módulo 4 Diagnóstico situacional dos territórios locais e regionais 15h 15h
Módulo 5 Vigilância, informação, avaliação e monitoramento 8h 8h
Módulo 6 Ferramentas de gestão do processo de trabalho na APS 8h 8h
Módulo 7 Trabalho em equipe interprofissional 8h 8h
Unidade 3 - Cuidado integral às pessoas com DCNT
Módulo 8 Atenção Integral à saúde das pessoas com diabetes mellitus. 18h -
Módulo 9 Atenção Integral à saúde das pessoas com hipertensão arterial. 20h -
Módulo 10 Atenção Integral à saúde das pessoas com sobrepeso e obesidade. 8h -
Módulo 11 Abordagens para o enfrentamento do tabagismo na Atenção Primária à Saúde. 4h -
Módulo 12 Promoção da atividade física e Práticas Corporais na Atenção Primária à Saúde. 4h -
Unidade 4 - Promoção à Saúde e Educação Permanente
Módulo 13 Promoção à Saúde e Educação em Saúde. 8h -
Módulo 14 Educação Permanente em Saúde. 8h -
Módulo de encerramento 2h 2h

Equipe envolvida no Programa de Formação

a) Organizadoras do Programa de Formação: responsáveis pela matriz curricular do Programa de Formação, distribuição de carga horária, revisão dos módulos temáticos, revisão das atividades, organização do Projeto de intervenção.

b) Coordenador Pedagógico do Programa de Formação: responsável por realizar a gestão de todos os aspectos relacionados à elaboração, desenvolvimento, execução e avaliação do processo formativo.

c) Docentes do Programa de Formação: profissionais especialistas nos módulos temáticos do Programa de Formação, ligados à linha de cuidado às DCNT. Os docentes desenvolveram o plano de ensino de aprendizagem, estruturam os módulos de aprendizagem, processos avaliativos, aulas e acompanhamento das atividades de ensino-aprendizagem em conjunto com os tutores. Sempre que necessário, o tutor fará a mediação dos cursistas com os docentes.

d) Tutores: os tutores farão a mediação dos conteúdos do Programa de Formação no AVA, bem como acompanhamento de todas as atividades avaliativas, aulas, em conjunto com os docentes e os participantes.

e) Estudantes de iniciação à extensão: responsáveis pelo levantamento de referências bibliográficas, acompanhamento do processo de formação, apoio à docente e tutores; apoio nas atividades presenciais.

f) Apoiador do Programa de Formação: profissional escolhido pelo município ou regional de saúde que esteja vinculado às atividades de educação permanente. Esses profissionais serão responsáveis por mediar as atividades, acompanhar participantes e ser a ligação direta com a coordenação do projeto.

g) Gestor do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): função de realizar a gestão de todos os aspectos relacionados àelaboração, desenvolvimento, execução e avaliação dos módulos, bem como apoiar os participantes no manejo do ambiente.

h) Secretário do Programa de Formação: responsável pelas matrículas no Programação, apoio ao coordenador, apoio ao gestor do AVA, monitoramento de frequências e participação.

Acesse a plataforma
do programa de formação

 


Autores dos módulos

Unidade 1

MILARA BARP

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Goiás.

BRENDA LORRANA DE ALMEIDA GOMES

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Goiás.

Roxana Isabel Cardozo Gonzalez

Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da UFG.

Lílian Moura de Lima Spagnolo

Enfermeira. Doutora em ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel.

Luciana Soares Nunes

Enfermeira. Pós graduação em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela UCPel. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Pelotas e no momento atuando como Tutora no Programa Planifica SUS

Jéssica Oliveira Tomberg

Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel.

NAYARA FIGUEIREDO VIEIRA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/ UFG).

FERNANDA MOURA LANZA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

DIEGO DIAS DE ARAÚJO

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

ÉLIDA DE SOUSA CUNHA

Enfermeira. Mestre em Gerontologia. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí (FACISA).

Unidade 2

Rafael Alves Guimarães

Enfermeiro. Professor da Faculdade de Enfermagem e orientador dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem da UFG (PPGENF/FEN/UFG) e Medicina Tropical e Saúde Pública da UFG (PPGMTSP/IPTSP/UFG).

Charlise Fortunato Pedroso

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP/IPTSP/UFG). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Goiânia Oeste.

Michele Dias da Silva Oliveira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta da Faculdade de Enfermagem da UFG.

Ana Lúcia Alves Carneiro da Silva

Enfermeira. Mestre em ensino na saúde. Gerente de Planejamento e Projetos da Diretoria de Políticas Públicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Goiânia, Goiás.

CARLA CRISTINA DA CONCEIÇÃO FERREIRA

Nutricionista. Doutora em Ciências da Saúde. Nutricionista na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Goiânia.

LARISSA OLIVEIRA ROCHA VILEFORT

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Goiânia.

PATRÍCIA TAVARES DOS SANTOS

Enfermeira. Doutora em enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da UFG.

THAISA CRISTINA AFONSO

Enfermeira. Mestre em enfermagem, MBA Executivo em saúde, MBA Gestão da qualidade.

LETÍCIA RABELO DA SILVA

Administradora.Especialista em Gestão de Projetos pela USP ESALQ. Especialista em Inovação, Liderança e Gestão pela PUCRS.

BÁRBARA SOUZA ROCHA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem.

LIDIA MORAES RIBEIRO JORDÃO

Cirurgiã-dentista, Mestre e Doutora em Odontologia, Professora Adjunta da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás.

CAMILA ESPÍNDOLA ROSA COSTA

Enfermeira, pós-graduanda no programa Mestrado em Ensino na Saúde. Universidade Federal de Goiás.

Unidade 3

Isabela Silva Levindo de Siqueira

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Auxiliar I, Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Marlice Silva Marques

Nutricionista. Mestre em Ciências da Saúde. Analista em saúde, Secretaria Estadual de Saúde de Goiás.

Suelen Gomes Malaquias

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da UFG.

Denise Pinheiro Marques Alves dos Santos

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás.

ANA LUIZA LIMA SOUSA

Enfermeira, Professora Titular – Faculdade de Enfermagem; Liga de Hipertensão Arterial da Universidade Federal de Goiás

ANDRÉA CRISTINA DE SOUSA

Enfermeira, Professora UNIFIMES, Doutora em Ciências da Saúde.

FABRÍCIO GALDINO MAGALHÃES

Educador Físico, Mestrando Programa Ciências da Saúde FM-UFG; Liga de Hipertensão Arterial da Universidade Federal de Goiás

Weimar Kunz Sebba Barroso de Souza

Médico. Professor Adjunto Faculdade de Medicina; Liga de Hipertensão Arterial da Universidade Federal de Goiás

ANA PAULA DOS SANTOS RODRIGUES

Nutricionista. Doutora em Ciências da Saúde. Analista em Saúde, Secretaria de Estado de Saúde de Goiás.

AÍDA BRUNA QUILICI CAMOZZI

Nutricionista. Mestre em Nutrição e Saúde.

MARLICE SILVA MARQUES

Nutricionista. Especialista em Nutrição Clínica. Nutricionista pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás.

Suzy Darlen Soares de Almeida

Nutricionista. Doutora em Ciências da Saúde. Analista em Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Comando de Saúde da Polícia Militar de Goiás.

Daniela Braga

Fonoaudióloga. Mestre em Ensino na Saúde. Gerente de Atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Rosilene Marques de Souza Barcellos

Psicóloga. Mestre em Ensino na Saúde. Especialista em Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Jackeline Sintra

Bacharel em Educação Física. Pós graduanda em Fisiologia do Exercício do Treinamento a Reabilitação. Funcionária efetiva da Secretaria Municipal de Educação e Esporte da Prefeitura de Goiânia-GO.

Tadeu João Ribeiro Batista

Educador físico. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor Associado Departamento de Educação Física na UFRN.

Polyana Dias Sintra de Oliveira

Discente de Educação Física pela Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontífice Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Estagiária do Serviço Social da Indústria (SESI-GO), no programa de inclusão de pessoas com deficiência.

Unidade 4

Jacqueline Rodrigues de Lima

Enfermeira. Doutora em Saúde pública pela Faculdade de Medicina da Universidade de Montreal, Canadá. Professora adjunta na FEN/UFG. Docente colaboradora no Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde da UFG.

José Antônio Oliveira Alves

Enfermeiro. Formação complementar nas áreas de atenção básica, saúde do trabalhador e gestão de programas de Residência. Participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de promoção da saúde e educação permanente em saúde. Membro das Comissões de Integração Ensino-Serviço da Regional Centro-Sul e do Estado de Goiás.

Ana Lúcia Alves Carneiro da Silva

Enfermeira. Mestre em ensino na saúde. Gerente de Planejamento e Projetos da Diretoria de Políticas Públicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Goiânia, Goiás.

PATRÍCIA TAVARES DOS SANTOS

Enfermeira. Doutora em enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da UFG.

GABRIELA RODRIGUES ZINN

Enfermeira. Doutora em Fundamentos e Práticas de Gerenciamento em Enfermagem e em Saúde pela USP. Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP. Especialista em Educação Permanente em Saúde pela UFRGS e em Enfermagem Gerontológica pela USP.

VERA LÚCIA MIRA

Enfermeira. Livre-docência pela Escola de Enfermagem USP e Pós-Doutorado pela UnB. Professor Associado da Universidade de São Paulo.

UFG - Universidade Federal de Goiás

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